galerias de fotos

Coleta Seletiva




             A coleta seletiva, uma das principais recomendações da Agenda 21, consiste em não misturar o lixo seco ao lixo orgânico, ainda na  sua fonte  geradora (residências, comércio, locais de trabalho, etc.). 
             A coleta  seletiva  é  o  ato de  separar  e coletar  materiais  já usados, mas  que são  recicláveis (papéis, plásticos,  metais e  vidros),  para  que  não sejam  descartados  como lixo, possibilitando assim  sua  comercialização  e  transformação  em  novos  produtos  através  de  um  processo  de reciclagem artesanal ou industrial. 
Aspecto Social: 


             É comum a  existência  de  pessoas  que buscam na separação e comercialização de materiais recicláveis  uma  alternativa  para o seu  sustento  e  de  sua  família,  muitas  vezes  em  condições sub-humanas. 
Reduza ao máximo o lixo produzido. 
Reutilize tudo o que for possível. 
Facilite a Reciclagem. 


VANTAGENS DA COLETA SELETIVA
Permite o retorno de vários componentes do lixo ao ciclo industrial como matéria prima garantindo economia de energia e de recursos naturais;
Possibilita a ressocialização dos catadores de lixo, que atualmente desenvolvem suas atividades em condições degradantes no lixão da estrutural e passarão a viver da venda dos materiais recicláveis da coleta seletiva;
Diminui o volume do lixo a ser aterrado com reflexos diretos no meio ambiente.


COMO SEPARAR O LIXO
    Separe sempre o lixo orgânico (alimentos) do lixo seco (papel, vidro, metal e plástico). Mas atenção: os vasilhames de vidro, lata e plástico devem ser sempre lavados.
    As latas deverão ter as tampas empurradas para dentro, para não ferir ninguém.
    Os papeis devem estar secos e os materiais cortantes, como vidros quebrados, devem ser embrulhados em papeis grossos ou jornais. 
    Use recipientes apropriados para depositar o lixo orgânico e o seco.


RECICLE.