galerias de fotos

novo Terminal de Ônibus São João



Estrutura do terminal recebe elogios da população (Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG)
O Terminal de Ônibus Urbano São João passou a funcionar, efetivamente, há uma semana e já conta com a aprovação dos usuários, que destacam a segurança e a fiscalização nos horários de partidas dos coletivos como os pontos principais  deste início de operação do empreendimento.


As estudantes Camila Soares e Angélica Said, ambas com 14 anos, da Escola Estadual Professora Alice Chuery, no Jardim São Jorge, estão animadas com a estrutura do terminal, dizendo, praticamente juntas, que está tudo muito bom.

Já a recém-chegada a Guarulhos, Edilene da Silva, de 26 anos, está gostando muito de tudo que vê. Segundo ela, que morava em Mairiporã e chegou há 20 dias ao município, no terminal quase não espera pelo ônibus Jardim Santa Paula. “Sai toda hora um ônibus. Agora mesmo acabou de sair um e eu não fui, porque não queria ir em pé. Mas isso é uma opção minha de esperar. Eu estou morando na Ponte Alta e estou gostando de tudo por aqui”, afirmou animada.

Terminal atende cerca de 40 mil passageiros por dia


A mesma admiração foi demonstrada Elza Almeida Santana, de 67 anos, moradora da Ponte Alta. “Tem mais ou menos um mês que passei por aqui e fiquei surpresa de ver que o terminal já está funcionando. Eu pensei que ia demorar mais um ano para terminar tudo e quando cheguei aqui até fiquei espantada de encontrar tudo pronto. É maravilhoso”.

Ainda há alguns reparos sendo feitos, como a sinalização, o balcão de informações e os gradis, que proporcionarão maior segurança na hora de atravessar de uma plataforma a outra. A sala de cadastramento, carga e recarga do Bilhete Único também está sendo finalizada e deve entrar em funcionamento em alguns dias.

Funcionamento

O primeiro dia de funcionamento, na terça-feira, dia 20, registrou movimento intenso de passageiros, mas organizado, segundo registrou a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT).

Não houve maiores problemas e os ônibus obedeceram aos horários de partida. Registrou-se apenas algumas dúvidas, consideradas naturais, com relação ao local de algumas linhas, mas a comunicação visual está sendo ajustada para que o usuário possa identificar mais facilmente os locais de paradas dos ônibus e a bilheteria.

A estimativa é que tenham passado pelo local cerca de 39 mil passageiros, o mesmo número que já era registrado na estação de transferência, ao lado do terminal, de onde partiam 15 linhas. O número pode ultrapassar os 40 mil usuários/dia, porque partem do terminal 17 linhas, que fazem a interligação com diversos bairros da região nordeste e centro do município.

No momento, a STT viabiliza mais uma linha com saída do terminal, a 450 – Haroldo Veloso, que não tinha seu ponto de partida na estação de transferência. Estão sendo feitos ajustes operacionais com a empresa para efetivar essa modificação.
O Terminal São João situa-se na Estrada Guarulhos/Nazaré Paulista, próximo a Av. Marcial Lourenço Seródio. O funcionamento é das 4h a 1h15.